Após dois anos sem a feira, a Tecnoshow Comigo voltou com tudo, nesta edição de 2022. A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 4 de abril, em que vários nomes de cenário político goiano falaram sobre o retorno pós-pandemia e expectativas com a produção de 2022.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, expressou grande orgulho com a produção do estado, dizendo superar outros pólos agrícolas. “A produção agrícola é maior em toneladas de grãos no Mato Grosso. Mas, graças à tecnologia, ao avanço apresentado por uma feira como a Tecnoshow, fazendo chegar cultivares, técnicas diferentes, tecnologias mais diferentes que existem no mundo, hoje, ao agricultor, seja ele pequeno ou grande, hoje, Goiás bate o Mato Grosso em produtividade por hectare”, ressaltou Caiado.
Ele destacou também a importância e relevância que a feira tem para o cenário da agricultura no país. “Então, a Tecnoshow é a maior escola que existe no país para formar e orientar produtores rurais”, destacou o governador.
O presidente da Comigo, Antônio Chavaglia, comemorou o retorno da feira. “Não é um orgulho só pra nós, da Comigo e nossa equipe; acho que é pro estado de Goiás. A questão da agricultura foi muito positiva esse ano, graças a Deus. Nós estamos com muita expectativa”, disse. Ele também mostrou otimismo quanto ao que a Tecnoshow tem a oferecer nesta edição. “A feira está muito mais pujante em novas tecnologias. Tudo isso gratifica, para poder mostrar para os nossos produtores, e a sociedade como um todo, que a agricultura precisa ser cada dia mais valorizada, porque não é fácil ser agricultor”, expressou o presidente da cooperativa.
O prefeito de Rio Verde, Paulo Faria do Vale, falou sobre o trabalho feito no município para que pudesse haver segurança sanitária. “As melhores expectativas. Mesmo com o evento da pandemia, que nós tivemos que lidar com muito equilíbrio entre a doença e a economia, nós soubemos salvar vidas e também salvar a economia”, revelou.
Rio Verde, segundo ele, se manteve como a cidade que mais manteve empregos, nos últimos três anos e a vigésima primeira no país. “Então, Rio Verde está muito emocionada hoje com o retorno, com segurança sanitária da nossa grande feira, que hoje é uma das maiores feiras da América Latina”, disse o prefeito.
O deputado estadual Lissauer Vieira ressaltou o crescimento de Goiás nos últimos anos. “Não só na tecnologia, mas na condição de produtividade, um estado que tem um clima favorável. Rio Verde e a região Sudoeste é o centro do agro do país”. Ele vê uma perspectiva muito grande para os produtores rurais. “Um momento de muita euforia, mas ao mesmo tempo um momento que temos que ter cautela, temos que avaliar e analisar o cenário futuro e os principais gargalos econômicos do agronegócio”, lembrou Vieira.
Reportagem: João Augusto Landim