A feira é 100% focada no setor de Alimentos e Bebidas, chamada de Anufood Brazil, é o principal canal gerador de negócios e a vitrine de lançamentos de produtos nacionais e internacionais para o varejo, rede food service, alimentação fora do lar e hotelaria.
Empresários e profissionais em um só lugar, têm a oportunidade de avaliar novos fornecedores, participar de atrações, assistir apresentações de especialistas e conhecer as grandes tendências mundiais em Alimentos e Bebidas para expandir e aumentar a competitividade de seu negócio.
Nesta edição, que aconteceu na São Paulo Expo, em São Paulo-SP, de 12 a 14 de abril, participaram do evento mais de 15 mil visitantes do Brasil e de fora do país. O evento contou com mais 900 empresas expositoras de 16 países, mais de 60 horas de conteúdo entre workshops, seminários e palestras.
Além da pavilhões nacionais do Sebrae, do Senai, da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Embrapa.
Embrapa na Anufood
A Embrapa apresenta na Anufood novidades da pesquisa agropecuária, que contribuem com o setor produtivo de alimentos e bebidas. No estande, os visitantes puderam acompanhar os avanços das agritechs (tecnologias para a agricultura e pecuária), soluções que ajudam na melhoria da produtividade.
Foi apresentado também o Sibraar, a tecnologia blockchain para rastreabilidade, registro e custódia de informações agroindustriais e o papel da empresa no ecossistema de inovação agrícola brasileiro.
O analista Inácio Henrique Yano, da Embrapa Agricultura Digital, de Campinas- SP, mostrou o software que é pioneiro no mercado nacional estruturado para registrar, organizar e rastrear processos e produtos agroindustriais de cadeias produtivas do açúcar, o que representa um diferencial competitivo. O sistema possibilita o encadeamento automático das informações de lotes de fabricação dos produtos, disponibilizadas para o consumidor por meio de QR Code.
O software é um trabalho inédito da Embrapa, que agrega valor à indústria ao oferecer um produto mais sustentável. “A rastreabilidade do campo até o produto final hoje é uma exigência do mercado e do consumidor, que está cada vez mais consciente de seus direitos. Ciente disso, a Embrapa está trabalhando para adaptar essa tecnologia para outras cadeias produtivas como a de grãos”, explica o analista.
O Sibraar foi desenvolvido com foco na fabricação de açúcar mascavo e açúcar demerara, que possuem maior valor agregado e estão sujeitos a processos de adulteração a partir de açúcar cristal. A tecnologia, que será lançada oficialmente nos próximos meses, garante a integridade e a confiabilidade ao produto final, uma vez que o consumidor vai poder dispor de informações sobre a origem do produto, as etapas de processamento e distribuição, entre outros dados.
Conheça as tecnologias, lançamento e programação da Embrapa na Anufood Brazil 2022, acesse: https://www.embrapa.br/embrapa-na-anufood-2022