O fim de semana do Ano Novo será de muita chuva em quase todo o Brasil. A Região Norte, parte do Centro-Oeste e o Sudeste terão os maiores volumes totais de chuva no país, entre o sábado (31) e o domingo (1º).
A combinação de calor e alta umidade, típica do verão, vai favorecer a ocorrência de pancadas de chuva neste período. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Previsão para sexta-feira (30)
Nesta sexta-feira (30), há previsão de chuvas fortes, que podem ser acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento intensos, em áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Mato Grosso.
Previsão para janeiro e fevereiro de 2023
Para a região Centro-Oeste, a previsão indica tendência de a precipitação ser próxima e ligeiramente acima da média histórica no centro-noroeste do Mato Grosso, por conta da canalização de umidade oriunda da Região Norte que pode causar dias consecutivos com chuva.
Para o restante da região, são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre, principalmente na área central do Mato Grosso do Sul.
As previsões indicam que as temperaturas devem ser próximas e ligeiramente acima da climatologia nos próximos meses, principalmente no sul do Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul.
O retorno gradual das chuvas que tem sido observado desde o mês de outubro, chegando a maiores volumes em novembro, principalmente em áreas do norte da região, contribuiu para um aumento dos níveis de água no solo, chegando a níveis maiores que 60%, o que tem sido importante para o estabelecimento das fases iniciais das culturas de verão no campo, como a soja, milho, feijão e algodão.
Entretanto, a previsão de um possível veranico e chuvas dentro ou abaixo da média nos meses de janeiro e fevereiro de 2023 podem impactar negativamente o armazenamento de água no solo e as culturas que se encontrarem em estágios fenológicos mais sensíveis, principalmente em áreas do estado de Goiás.