25.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioAção preventiva da Agrodefesa evita disseminação de pragas em pomares de citros...

Ação preventiva da Agrodefesa evita disseminação de pragas em pomares de citros de Goiás

Equipe móvel da Agência intercepta caminhão de mudas de citros e de plantas ornamentais quer eram ofertadas por um vendedor ambulante em Corumbaíba-Goiás

A venda ambulante de mudas de frutíferas e plantas ornamentais é proibida em Goiás há 11 anos, conforme estabelece a Instrução Normativa nº 04/2011, da Agrodefesa. Apesar da proibição, ainda ocorre o comércio ilegal de mudas, que causa grandes prejuízos aos pomares goianos, pela possibilidade real de entrada e disseminação de pragas, principalmente em lavouras produtoras de citros, situação que exige atenção permanente dos fiscais da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

Em operação recente, a equipe de fiscalização móvel da Unidade Regional Rio Corumbá (Catalão) interceptou no município de Corumbaíba (Região Sudeste de Goiás, divisa com Minas Gerais, um caminhão cujo condutor fazia o comércio ambulante de mudas de citros e de plantas ornamentais, proveniente de Herculância (SP), sem a devida documentação fitossanitária exigida pela legislação pertinente.

As mudas, algumas já em fase de produção, continham frutos com sintomas de cancro cítrico, os quais foram coletados e enviados para diagnóstico laboratorial. Mediante laudo oficial positivo para a praga quarentenária Xanthomonas citri subsp.citri (cancro cítrico), elas foram destruídas pela equipe de fiscalização, medida que previne a disseminação da praga no território goiano.

O cancro cítrico provoca a desfolha nas plantas, queda prematura dos frutos e depreciação da produção para o mercado in natura no Estado de Goiás. Por isso, a ação rápida e eficaz das equipes móveis de fiscalização da Agrodefesa contribui para a preservação da sanidade dos pomares goianos, evitando prejuízos econômicos aos citricultores e ao Estado de Goiás.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas