A banana é a fruta fresca mais consumida no mundo, sendo produzida na maioria dos países tropicais. Grande parte das variedades originaram-se do continente asiático.
A produção de banana é uma atividade lucrativa e desenvolvida em todo o Brasil, o que mostra sua importância socioeconômica e sua abrangência geográfica.
De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país é o quarto maior produtor da fruta do mundo, atrás apenas da Índia, China e Indonésia. Praticamente tudo o que é produzido é destinado ao mercado interno, sendo exportado apenas 1%.
O brasileiro consome em média 25 quilos de banana per capta/ano. E apesar dos investimentos, a quantidade produzida não é suficiente para atender a demanda interna. Ou seja, há um grande mercado a ser explorado com grandes possibilidades de retorno, ainda mais com as condições climáticas favoráveis que permitem o cultivo em todas as regiões do Brasil.
Os estados que mais produzem a fruta são: São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Goiás ocupa a 9ª posição nacional com uma área plantada de 13.136 hectares e produção de 210.829 toneladas em 2021, aumento de 2,6% comparado a temporada anterior, segundo dados do IBGE. Destacam-se os municípios goianos de Anápolis, Uruana e Pirenópolis.
O uso de tecnologia nos pomares tem feito com que a produção cresça cada vez mais. O uso consciente e eficiente dessas tecnologias passa pela assistência técnica.
Pensando nisso, a Federação da Agricultura do Estado (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vão realizar no próximo dia 04 de fevereiro, o 1º Simpósio Goiano de Bananicultura, com o objetivo de difundir novas tecnologias sobre a cultura da banana, para que o fruticultor tenha a chance de conhecer o que tem de mais moderno no cultivo e ainda aumentar a sua produção.
O evento será realizado no formato presencial, no prédio da Faeg na Rua 87 Setor Sul, em Goiânia. A programação conta com palestras de vários pesquisadores do setor.
Entre os assuntos a serem abordados estão: mudas e sanidade; sistemas de irrigação, nutrição vegetal, aspectos da produção, Programa de Banana da Gerência de Sanidade Vegetal da Agrodefesa; colheita, pós-colheita e comercialização.
Confira a programação completa do evento e se inscreva pelo site, clicando aqui.
Para mais informações de cursos online gratuitos, que o Senar oferece sobre a cultura da banana, acesse aqui.