22.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioCresce Demanda por Recuperação Judicial no Agronegócio

Cresce Demanda por Recuperação Judicial no Agronegócio

Número de pedidos aumenta 82%, alcançando 321 solicitações; cenário será debatido no evento AgroEvolution

Um estudo inédito da Serasa Experian revela que, em 2023, houve um aumento significativo na demanda por recuperação judicial entre empresas relacionadas ao agronegócio, excluindo os produtores rurais que atuam como Pessoas Jurídicas (PJ). Segundo o levantamento, foram registrados 321 pedidos de recuperação judicial ao longo do ano, um aumento considerável em comparação aos 176 pedidos feitos em 2022. Apesar do aumento anual, a comparação entre o terceiro e o último trimestre de 2023 mostra uma leve redução, de 92 para 84 solicitações.

Setores mais afetados

Assim, as agroindústrias e os comércios atacadistas foram os segmentos mais impactados, somando 264 pedidos de recuperação judicial em 2023. Por outro lado, as indústrias de máquinas agrícolas foram as menos afetadas, registrando apenas uma solicitação.

Distribuição regional

Contundo, os estado de São Paulo e Minas Gerais lideraram a demanda por recuperação judicial entre empresas do setor agro, seguidos por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A concentração dos pedidos na região centro-oeste também é um ponto de destaque no estudo. O tema é destaque na entrevista do Advogado Leandro Marmo ao Safras Cast.

Agro Score: uma ferramenta preditiva

Marcelo Pimenta, head de agronegócio da Serasa Experian, destaca a importância de ferramentas como o Agro Score PJ, um modelo preditivo que avalia o risco de inadimplência de empresas e consumidores do agronegócio. “Embora os pedidos de recuperação judicial tenham aumentado, isso não configura uma crise generalizada no setor. O Agro Score pode prever instabilidades financeiras com antecedência, permitindo que os credores tomem decisões mais assertivas”, comenta Pimenta.

AgroEvolution: discutindo o futuro do crédito no agronegócio

O cenário de recuperação judicial no agronegócio será um dos temas principais do evento AgroEvolution, organizado pela CMS Group em parceria com a Serasa Experian. O evento contará com a presença de especialistas como Renato Buranello, presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio, Christian Ramos, CEO da NPL Brasil, e Fernanda Franco, diretora executiva da V4 Gestão. O painel discutirá soluções e estratégias para o futuro do crédito no agronegócio brasileiro.

Serviço:

  • Data: 22 de maio, a partir das 8h
  • Local: Centro de Convenções Rebouças
  • Endereço: Av. Rebouças, 600 – Pinheiros, São Paulo
  • Inscrições: cmseventos.com/evento/agro-evolution

Para mais detalhes sobre este tema e outros relacionados ao agronegócio, acompanhe o Safras Cast disponível no YouTube e Spotify.

Fabiane Fagundes
Fabiane Fagundes
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital e psicóloga em formação.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas