Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam pesquisa junto às indústrias sucroalcooleiras para coletar dados da safra de cana-de-açúcar em todo o país. O levantamento, que começou dia 10 de março, vai até sábado (23). As informações serão utilizadas no 4° Levantamento de 2023/24 e no 1° Levantamento da safra 2024/2025.
O trabalho será feito pelos técnicos diretamente em campo nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. Em outros estados, a pesquisa será por meio remoto, como no Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins.
Cerca de 150 usinas serão visitadas em mais de duzentos municípios do país. Em cada unidade da federação é estabelecido um roteiro específico. No caso de São Paulo, por exemplo, uma das equipes começou os trabalhos pela região produtora de Campinas, seguindo para outros 13 municípios. No Rio de Janeiro, os técnicos da Companhia estarão em campo para realizar pesquisa nas usinas em operação nos municípios de Campos dos Goytacazes e Cabo Frio.
Além dos dados tradicionais, como produção, produtividade e área cultivada, a pesquisa contempla informações sobre a produção de açúcar total recuperável (ATR), açúcar e etanol, bem como os sistemas de colheita, precipitações ocorridas, calendário de colheita, capacidade industrial, esmagamento, subprodutos, produção de bagaço e funcionamento, produção de energia elétrica. Adicionalmente, o levantamento engloba a produção de etanol derivado do milho, que já apresenta um expressivo e crescente volume de produção.
Os números do 4º Levantamento da Safra 2023/2024 de Cana-de-Açúcar em todo o país serão divulgados no dia 18 de abril. Já o anúncio do 1º Levantamento da Safra 2024/2025 ocorrerá no dia 25 de abril.