Ainda que no último trimestre de 2023 os preços pagos aos produtores agropecuários tenham mostrado certa reação, no balanço do ano, o movimento foi de queda – e intensa. Inclusive, a baixa em 2023 ficou acima da observada para os preços internacionais dos alimentos.
Segundo cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA) caiu expressivos 16,4% em 2023 em relação ao ano anterior. Na mesma comparação, os preços internacionais dos alimentos (Índice da FAO) recuaram 13,7%; os industriais (IPA-OG-DI produtos industriais), 4,5%; e a taxa de câmbio (R$/US$), 3,3%.
De acordo com pesquisadores do Cepea, a baixa do IPPA/Cepea no balanço do ano se deve à significativa baixa observada para IPPA-Grãos/Cepea, de 22,5%, mas também aos recuos observados ao IPPA-Pecuária/Cepea, de 11,1%, e ao IPPA-Cana e Café/Cepea, de 7,8%. Já para o IPPA-Hortifrutícolas/Cepea, foi registrada elevação nominal ao longo de 2023, de 5,9%.
Ressalta-se que, no último trimestre de 2023 (de outubro a dezembro) frente ao anterior, o IPPA/Cepea registrou alta, de 2,4%. Essa reação esteve atrelada aos avanços observados para os índices que agrega grãos, hortifrutis e cana-café, tendo em vista que o pecuário recuou.