24.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioProdução de mandioca deve totalizar 207,7 mil toneladas este ano em Goiás

Produção de mandioca deve totalizar 207,7 mil toneladas este ano em Goiás

Levantamento do IBGE indica também expansão dos cultivos de laranja, uva e banana no Estado em 2023.

A produção goiana de mandioca deve alcançar 207,7 mil toneladas em 2023, o que representa um crescimento de 10,1% em relação ao ano passado. Os avanços na área plantada e na produtividade explicam o bom desempenho da mandiocultura no Estado. Estimativas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram expansão de 1,7% na área plantada, que deve chegar a 11,9 mil hectares, e aumento de 8,2% na produtividade média, que deve atingir 17,5 toneladas por hectare.

Os dados do IBGE integram o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), publicado mensalmente. O novo relatório projeta um desempenho positivo de outras culturas neste ano em Goiás. A produção estadual de laranja, por exemplo, deve crescer 7,0% (em relação a 2022) e chegar a 172,1 mil toneladas. Os cultivos de uva e banana também têm perspectiva de expansão em volume: 14,7% e 1,0%, respectivamente, chegando a 2,2 mil toneladas no caso da uva e 201,9 mil toneladas no da banana.

“É muito bom observar esse crescimento porque, em primeiro lugar, significa maior oferta de alimento para a população, isso tem impacto nutricional e econômico; e por outro lado ajuda a diversificar a pauta agrícola do Estado”, avalia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende. “Agro forte é agro que produz não apenas em quantidade, mas com diversidade e qualidade, e é o que nós podemos observar na produção goiana”, completa.

Ainda segundo o IBGE, Goiás deve registrar um avanço de 20% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2023. A estimativa do órgão é que as lavouras goianas entreguem um total de 32,7 milhões de toneladas de produtos como algodão, arroz, feijão, girassol, milho, soja, sorgo, trigo e outros itens. O desempenho deve colocar o Estado na terceira posição entre os principais produtores de grãos do País este ano, atrás apenas de Mato Grosso e Paraná.

Saiba mais

Arroz e feijão – E projetando o ciclo 2023/2024, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta terça-feira (10/10) um levantamento que aponta perspectiva de crescimento das produções de arroz e feijão de primeira safra em Goiás. A estimativa da Conab indica que a produção goiana de arroz deve totalizar 84,3 mil toneladas, aumento de 3,3% em comparação com o volume colhido no ciclo anterior.

Já a produção de feijão de primeira safra deve chegar a 98,0 mil toneladas, alta de 4,0% em relação ao mesmo período. Ainda de acordo com o órgão, a produção estadual de grãos deve somar 30,3 milhões de toneladas, recuo de 7,1% frente ao total da Safra 2022/2023.

Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas