Com o aumento dos custos de produção, como de insumos agrícolas, produtores têm procurado maneiras de aproveitar ainda mais os recursos utilizados na lavoura. A FMC, empresa de ciências para agricultura, apresentou na Tecnoshow Comigo 2023 dois de seus produtos destaques desta edição: o Provilar e o Reator.
A doença do mofo branco é um problema que gera muita dor de cabeça aos agricultores, sendo um ponto crítico no cultivo de soja. Para isso, de acordo com Débora Prado, gerente de cultivos da FMC, o biofungicida Provilar atua maneira preventiva contra essa doença.
“Então, logo no aparecimento da primeira flor da soja, se aplica o Provilar pra proteger a planta e, depois, de acordo com o monitoramento da área do agricultor, ele avalia a necessidade de aplicação de químicos pra proteger contra mofo branco”, afirma.
O Reator é utilizado para o manejo de plantas daninhas, um herbicida pré-emergente para soja. Esse é um produto microencapsulado de liberação prolongada, voltado para o manejo de plantas daninhas, como capim-pé-de-galinha (Eleusine indica) e picão-preto (Bidens pilosa).
Esse é um pesticida já utilizado em outros cultivos, mas ele ainda é uma novidade na soja. Explicando melhor sobre o microencapsulamento, a gerente de cultivos explica que isso “permite que o produto, após a aplicação, seja diluído na lavoura de uma maneira mais lenta. Então, proporcionando um residual maior para o produtor e protegendo a lavoura, principalmente contra gramíneas”.
“A FMC tem soluções para suprir todas as necessidades na jornada do produtor. O robusto portfólio para o manejo, integrando químicos e biológicos, traduz nossa paixão pelo agro e nossa dedicação diária para estar, cada vez mais próximos, dos produtores e contribuindo para a produtividade e rentabilidade do campo”, ressalta Prado.
Reportagem João Augusto Landim