20.8 C
Goiânia
InícioDestaqueTurismo rural é oportunidade lucrativa para produtores

Turismo rural é oportunidade lucrativa para produtores

Governo de Goiás em parceria com entidades públicas vem estruturando o mercado no estado para potencializar a economia local

Descansar, acordar com o canto dos pássaros e o cheirinho de natureza. Observar a produção de uvas, vinhos, doce de leite, queijos, participar da ordenha dos animais, colheita de frutas; além de ter a possibilidade de andar a cavalo, tomar um banho de cachoeira, caminhar por trilhas de árvores. Essas são algumas atividades e sensações que podem ser experimentadas com o turismo rural, mercado que vem crescendo ao longo dos anos.

A atividade turística no meio rural brasileiro é um negócio que valoriza e preserva a cultura, a história e o meio ambiente, além de ampliar a economia regional, gerar novas oportunidades de trabalho e agregar valor ao produto primário, com as experiências vivenciadas pelos turistas no campo, no contato direto com o processo de produção agrícola e também a volta às origens no campo.

O Ministério do Turismo do Brasil define como turismo rural como o “atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.

Esse jeito de fazer turismo vai desde passeios diários em fazendas, trilhas e cachoeiras, até hospedagens em hotéis-fazenda, proporcionando uma conexão com a natureza para quem quer sair da rotina movimentada do meio urbano.

Atividades de Turismo Rural

Entre as opções consideradas como turismo rural estão: atividades de transformação de matéria-prima vegetal ou animal de modo a agregar valor à produção agropecuária, como doces, farinha, mel, vinhos; agricultura de cultivos de espécies vegetais úteis para alimentação humana e animal como milho, feijão, hortaliças, arroz; criação de animais de todos os tipos como bovinocultura, ovinocultura. atividades equestres que envolvam a interação do homem com equino; pesca esportiva e a prática da pesca amadora.

Além disso, contempla ainda atividades de aventura recreativa como arvorismo, bóia-cross, rapel, tirolesa; atividades de interação com a natureza como trilhas, observação da fauna e da flora; eventos de música, dança, folclore, saberes e fazeres locais, práticas religiosas ou manifestações de fé como folia-de-reis, crenças, rezas; artesanato com matéria-prima regional; arquitetura típica ou histórica; museus de caráter cultural; gastronomia com culinária regional; e hospedagem.

Crescimento do Mercado

Segundo a Organização Mundial do Turismo, pelo menos 3% de todos os turistas do mundo orientam suas viagens para o meio rural, mas o número segue crescendo e, durante a pandemia a demanda aumentou, visto que o turismo rural e o agroturismo é uma ótima oportunidade para descansar em uma programação mais tranquila. Maior procura, que vem impulsionando o agronegócio a buscar alternativas de lazer para atender as pessoas.

Turismo Rural em Goiás

No dia 18 de agosto de 2022, a lei cria mecanismos de apoio ao turismo rural aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado. A Lei Estadual nº 21.547, de autoria do deputado Coronel Adailton (PRTB) institui a Política Estadual de Desenvolvimento de Turismo Rural. O objetivo é apoiar a iniciativa de agricultores e empreendedores familiares e os demais empreendedores rurais que prestam serviços turísticos que auxiliam na atividade rural.

O Governo de Goiás, no primeiro semestre de 2022, cadastrou uma primeira etapa de produtores rurais interessados em participar de um programa a ser desenvolvido pelo Estado no fomento ao turismo rural. A previsão é de que esse cadastro possa, dê acesso aos produtores a oportunidade de criarem ou desenvolverem atividades ligadas ao turismo rural, por meio de capacitações, acesso a crédito, assistência técnica e gerencial, além de contribuir na valorização da cultura regional e na agregação de valor a produtos e experiências de consumo.

“A ruralidade é algo muito característico de Goiás e o nosso estado tem um potencial enorme para o turismo rural. A Goiás Turismo percebeu que é preciso estruturar o turismo rural no estado, que é essa tradição de ir para o campo descansar aos finais de semana e feriado, mas fazendo isso em locais que proporcionem venda de produtos e fomentem a economia local e do produtor rural”, explica Fernando Magalhães, gerente de qualificação da Goiás Turismo.

A ocupação de fazendas que as vezes estavam improdutivas pelo turismo rural, favorece o não abandono das atividades agrícolas tradicionais e o fomento de novas atividades, promovendo a qualidade de vida e renda de famílias que vivem em pequenas propriedades rurais.

“Nós já temos na região de Hidrolândia, a Fazenda Jabuticabal, que é um case de sucesso, recebe turistas do mundo inteiro para comer jabuticaba no pé, levar pra casa, ainda vendem vinhos, picolés e geleias da fruta. Temos também o Selo Arte de Queijos Artesanais para fazendas que produzem o produto, estamos estruturando a Rota dos Pirineus para o Enoturismo, que é a produção de uvas e fabricação de vinhos e queijos, para visitação dessas fazendas”, conta.

A iniciativa vem sendo promovida de forma integrada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria da Retomada, Goiás Turismo, Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão e Pesquisa Agropecuária (Emater).

Caminho de Cora Coralina

A ação do Governo do Estado tem, ainda, o apoio de empresários e comunidades que fazem parte da Associação Caminho de Cora Coralina, que é a primeira estrutura de polo turístico rural que está sendo mapeada, a partir disso, o Governo de Goiás irá desenvolver políticas públicas focadas no fomento a essas atividades, potencializando a economia local e criativa dessas zonas rurais.

O Caminho de Cora Coralina é a única trilha de poesia do mundo, entre Corumbá e a cidade de Goiás, composta por oito municípios e oito povoados, reunindo história, cultura, poesia, natureza e aventura. Além das cidades históricas, também fazem parte do percurso os parques estaduais da Serra dos Pireneus, da Serra de Jaraguá e da Serra Dourada. 

Ao longo do trecho, há locais para caminhadas em trilhas, cavalgadas, cicloturismo, voo livre, arvorismo, rapel, escalada, tirolesa e boia-cross, em meio à paisagem única do Cerrado, com serras, nascentes, cachoeiras, quedas d’água e corredeiras, além de rios e córregos. O passeio oferece vivências na natureza, fomenta o turismo local e a proteção às unidades de conservação, promovendo o turismo aliado à preservação do meio ambiente.

Cerca de 50 propriedades rurais dos municípios e povoados que englobamo Caminho de Cora Coralina se inscreveram para o programa em: Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Pirenópolis, Caxambu, Radiolândia, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Vila Aparecida, Alvelândia, Palestina, Itaguari, São Benedito, Itaberaí, Calcilândia, Ferreiro e Cidade de Goiás.

“Temos fazendas que se inscreveram que buscam atividades equestres, hospedagem, pesca, produção agrícola, de queijos, de vinhos, leite. O projeto é formatar a vitrine, mostrando em quais regiões de Goiás tem o quê de atrações turísticas, para que o turista quando for para determinada região do estado, ele tenha mapeado os tipos de lazer rural disponível para fazer, seja em Pirenópolis, Cidade de Goiás, cidades vizinhas ou em qualquer região do estado, porque Goiás é muito rico”, explica o representante da Goiás Turismo.

Como participar?

Os interessados em participar desse projeto de turismo rural, o produtor rural que quer se qualificar ou ver as possibilidades da sua propriedade ou de busca por crédito, é só procurar a Goiás Turismo https://www.turismo.go.gov.br/ ou pelo telefone (62) 3201-8100.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas