Segundo o Progresso de Safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a semeadura da soja já alcança 4,6% da área esperada para a oleaginosa.
Em Mato Grosso, a semeadura avança devido às condições climáticas mais favoráveis, devendo intensificar-se com a regularização das chuvas.
No Paraná, a semeadura teve seu início nas regiões Oeste e Sudoeste. As precipitações favoreceram o desenvolvimento inicial da soja, mas as baixas temperaturas provocaram atraso na germinação.
Em Goiás, as boas precipitações ocorridas no Sudoeste do estado permitiram o início do plantio da nova safra. Em Mato Grosso do Sul, a frequência das precipitações reduziu a evolução do plantio, que alcança 6% da área prevista.
Milho Verão
Para o milho, 22,7% da área foi semeada. No Paraná, o plantio alcança 58% da área e a maioria das lavouras apresenta bom desenvolvimento.
Em Santa Catarina, quase metade das áreas foram semeadas e as lavouras apresentam boa qualidade.
No Rio Grande do Sul, as precipitações ocorridas favoreceram a reposição de umidade no solo. Os trabalhos de plantio se intensificaram, mas as baixas temperaturas afetaram o desenvolvimento inicial em algumas regiões.
Em Minas Gerais e São Paulo, o plantio começou em áreas isoladas.