24.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioNovo software oferece fertilidade e equilíbrio adubação em sistemas de produção de...

Novo software oferece fertilidade e equilíbrio adubação em sistemas de produção de soja

Um software, desenvolvido pela Embrapa Soja (PR), possibilita ao agricultor racionalizar o uso de fertilizantes nos sistemas de produção de soja, aumentando a produtividade aliada à redução de custos. A nova plataforma on-line, denominada AFERE – Avaliação da Fertilização do Solo e Recomendação da Adubação , planeja o gerenciamento de adubação das áreas agrícolas ajustadas com as necessidades de avaliação da avaliação de nutrição, considerando e o balanço de entradas e avaliações saídas de nutrientes. 

De acordo com o pesquisador Adilson de Oliveira Jr. , da Empa Soja, à medida- a produtividade nutricional das culturas, torna-se necessário ajustar a adubação de repetição, por meio de balanços de aumento de nutrientes sem adequação da reposição. O software foi desenvolvido com foco em produtores rurais, mercado de consultoria, planejamento e assistência técnica.

Esse primeiro módulo da plataforma FERE irá realizar a estimativa do balanço da adubação gerar relatórios de reposição dos nutrientes em sistemas de produção de soja. “Estamos disponibilizando um sistema gratuito com funcionalidades que possibilitam gerar um dado do usuário, históricos de produtividade e dos balanços nutricionais ao longo do tempo”, destaca. “Não há proposta para incrementar os processos de redução, além de minimizar o uso de nutrientes para aumentar a produtividade”, diz Oliveira Jr.

Um dos impactos esperados com o lançamento da tecnologia é racionalizar o uso de fertilizantes, que representa o principal custo de implantação de uma lavoura de soja. No último ano, o valor da tonelada desses produtos teve um aumento de 162%, saltando, em média, de R$ 2.133,00, em fevereiro de 2021, para R$ 5.600,00, em fevereiro de 2022, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural ( Deral ), vinculado à Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná . 

O Brasil importa a maior parte dos fertilizantes usados ​​na agropecuária nacional o potente, o fósforo, o fósforo em. Reduzir esta dependência é estratégica para o País, tanto que o Plano Nacional de Fertilizantes ( PNF), lançado pelo Governo Federal em março, tem como meta redução a compensação de fertilizantes, em 2050, de 85% para 45%.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas