Com o tema “Diversidade, Sustentabilidade e Inovação”, o IF Goiano realiza a 19ª edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar. O evento está sendo promovido entre os dias 18 a 21 de maio, no Campus Ceres. A programação contará com uma feira-livre de produtos da agricultura familiar, artesanato e praça de alimentação, além de palestas, minicursos, oficinas, dias de campo, estações tecnológicas, atividades artísticas, entre outros.
Todas as atividades são gratuitas e a realização é uma ação conjunta com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e entidades parceiras, como a Emater, Embrapa, Fetaeg.
A Agro Centro-Oeste Familiar tem se consolidado como um espaço em que os agricultores familiares, além de apresentarem sua produção para a sociedade, discutem as iniciativas públicas para o desenvolvimento rural e se tornam importante elo em sua construção.
A feira é um espaço de exposição e diálogo que almeja ser cada vez mais pautada pelos próprios agricultores. Para isso o evento tem buscado, desde o início de sua preparação, envolver na organização as cooperativas e segmentos organizados pela agricultura familiar.
A partir de ações e temas priorizados pelos agricultores, a feira também incorpora outros autores-chave para o campo como órgãos de governo, empresas, gestores públicos e sociedade civil organizada, envolvidos na organização do evento e buscando aportar suas contribuições para os aspectos centrais pautados.
A edição do evento na cidade de Ceres originalmente estava datada para ser realizada em maio de 2020, o que não ocorreu em virtude das restrições causadas pela pandemia de Covid-19. Desde então, os encontros têm sido virtuais, a fim de manter ativa a interlocução entre os parceiros, bem como os diálogos e as pesquisas comumente apresentados no evento.
Agora, mantendo o mesmo tema da edição que não ocorreu em 2020 – Diversidade, Sustentabilidade e Inovação –, o evento deverá reunir entidades dedicadas à temática da agricultura familiar. Ao todo, devem passar pela feira cerca de seis mil pessoas.