Maior feira agropecuária do Planalto Central, a AgroBrasília começa nesta terça-feira, 17 de maio e segue até o dia 21, das 08h às 18h. Nos cinco dias, produtores, empresas, pesquisadores, estudantes, profissionais do agro, encontram no evento os melhores produtos, serviços e tecnologias, em setores como o de máquinas, implementos agrícolas, insumos, veículos, biotecnologia, genética animal e vegetal, agricultura familiar, além da presença de instituições formadoras e de pesquisa e extensão rural.
A Feira apresentará ainda programação técnica de palestras, fóruns, painéis, com temas atuais e relevantes – crise dos fertilizantes e uso de bioinsumos, controle biológico, solo e sustentabilidade, plantio de uva e produção de vinhos no Cerrado, fruticultura, pecuária, mulheres no agro, são alguns dos exemplos.
Todas essas atividades terão transmissão online, pela plataforma: https://digital.agrobrasilia.com.br/, e também podem ser acompanhadas ao vivo no Auditório Principal e no Auditório Anexo do Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, onde ocorre a AgroBrasília.
Tendo como área de abrangência o Centro-Oeste, Minas Gerais e alguns outros estados, a AgroBrasília é, ao mesmo tempo, vitrine da pujança e diversidade do Planalto Central e impulsionadora da atividade agropecuária na região, ao facilitar o acesso de produtores a inovações e a conhecimento técnico.
O presidente da Feira, Ronaldo Triacca, também destaca que os pequenos empreendedores rurais encontram na AgroBrasília tecnologias específicas, no espaço gerido pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). “A ideia da AgroBrasília é ser bem democrática e acolher todos os públicos. Sempre demos grande atenção aos pequenos produtores, o que vamos continuar a fazer.”
“A nossa região teve, por mais um ano, uma excelente safra, as commodities estão com bom preço, fatos que nos fazem acreditar que os produtores e o setor estão capitalizados e ávidos para fazer negócios e para adquirir novos conhecimentos e tecnologias. Teremos cerca de 500 expositores e esperamos receber 18 mil pessoas diariamente no Parque. A expectativa é bater o recorde de negócios, que podem chegar ao volume de R$ 3 bilhões”, ressalta o presidente da AgroBrasília.
Desafio
A AgroBrasília e parceiros promovem também em 2022 seu primeiro desafio de soluções tecnológicas, que aborda o tema do controle biológico de pragas e doenças em lavouras. Chamado InovaAgroBrasília, o concurso vai eleger e premiar o melhor projeto, que pode ser um produto, um processo ou um serviço. Sete startups e equipes foram classificadas para a etapa final, que será virtual, no dia 21 de maio, das 8h30 às 12h, com transmissão pela plataforma.
Concorrem as empresas Avant Monitoramento com Drones (Monitoramento de Lavouras com Drones – M.L.D.); Biotecland (Primafert, insumo agrícola a base de microalgas); BSafe (biopesticidas baseados em RNA); Life Biological Control (primeira franquia do agro com pacote de manejo 100% biológico para controle de pragas agrícolas); MicroSoil Br (biocontrole de fungos fitopatogênicos); Moara Bioestimulantes Agroambientais (Biopro Solo, bactérias solubilizadoras de fósforo e indutoras de resistência à seca para manejo de culturas agrícolas), e Sardrones (controle biológico com utilização de drones).
Como chegar à AgroBrasília
O Parque Ivaldo Cenci está localizado em uma das mais importantes regiões rurais do Distrito Federal, o PAD-DF. Com 500 mil m², o espaço fica no Km 5 da BR-251, sentido Brasília-DF/Unaí-MG. Tem acesso facilitado, com estradas bem pavimentadas, pista de pouso, e boa localização, a 70 km do aeroporto de Brasília.
A AgroBrasília é realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), com o apoio da Seagri-DF, da Emater-DF e da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).