21.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócioGoiás é o maior produtor de girassol do Brasil e nesta safra...

Goiás é o maior produtor de girassol do Brasil e nesta safra a produção deve aumentar 97%

Cultura é utilizada principalmente para produção de óleo comestível

O girassol vem do continente norte americano, mas tem sido cultivado em diversos países do mundo. A cultura apresenta ampla adaptação às diferentes condições de solos e clima.

No Brasil, o girassol é geralmente cultivado como cultura de segunda safra. Para a temporada 2021/22, estima-se o plantio em 37,6 mil hectares que devem produzir 59,1 mil toneladas – crescimento de 63,3%, em relação à safra anterior.

Produção de Girassol em Goiás

Estimativa do Boletim Agro em Dados de maio, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), mostra que Goiás lidera a produção no país representando 66,7% da produção nacional. Nesta safra 2021/2022, deve registrar o terceiro melhor resultado na série histórica da Conab, a área plantada foi de 25 mil hectares, 25% maior que a temporada anterior, com uma produção de 39,4 mil toneladas, aumento de 97%. O rendimento é de 1,6 toneladas por hectare de produtividade média.

Os dez municípios que mais produzem são: Catalão, Ipameri, Piracanjuba, Silvânia, Caldas Novas, Vianópolis, Joviânia, Itumbiara, Rio Verde e Goiatuba. Grande parte do cultivo do girassol é destinada à produção do óleo comestível, que se destaca por suas excelentes características físico-químicas e nutricionais.

Além disso, é considerado um dos óleos vegetais de melhor qualidade nutricional e organoléptica do mundo atuando na prevenção de diferentes doenças cardiovasculares e no controle do nível de colesterol no sangue.

A produção de óleo de girassol no país é destinada basicamente a abastecer a demanda doméstica, não possuindo representatividade na pauta de exportações. Em 2021, o Brasil importou 53,7 mil toneladas deste produto, sendo o principal fornecedor a Argentina.

Zoneamento Agrícola do girassol é publicado para a safra 2022/2023

A Secretaria de Política Agrícola do Mapa publicou na última semana, portarias que aprovam o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2022/2023, para o cultivo do girassol no Brasil.

O girassol é pouco influenciado pelas variações de latitude e de altitude, apresenta tolerância a baixas temperaturas e é relativamente resistente à seca, portanto é uma cultura que se desenvolve bem em diversas regiões do país. As fases mais sensíveis ao déficit hídrico ocorrem durante a semeadura e a emergência das plantas e, principalmente, do início da formação do capítulo ao começo da floração seguida da formação e enchimento de grãos.

A planta desenvolve-se bem em temperaturas variando entre 20ºC e 25ºC, embora a temperatura ótima para seu desenvolvimento, situa-se na faixa de 27ºC a 28ºC. Para a obtenção de boas produtividades o girassol necessita de precipitação entre 500 a 700 mm de água, bem distribuídos durante o ciclo.

O consumo de água pela cultura do girassol varia em função das condições climáticas, da duração do seu ciclo e do manejo do solo e da cultura.

Também foi considerado no estudo de Zarc do girassol a associação das condições climáticas ao risco fitossanitário, uma vez que o clima pode ou não favorecer o desenvolvimento de importantes doenças que afetam a cultura.

Por que seguir o Zarc?

Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos agentes financeiros só permitem o acesso ao crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas nas portarias de zoneamento. 

Aplicativo Plantio Certo 

Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar por meio de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do Zarc, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do governo federal. O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP), está disponível nas lojas de aplicativos:  iOS Android   

Os resultados do Zarc também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma  “Painel de Indicação de Riscos”   

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas