24.8 C
Goiânia
InícioNotíciasAgronegócio20º Interleite Brasil acontece esta semana pela primeira vez em Goiânia

20º Interleite Brasil acontece esta semana pela primeira vez em Goiânia

O evento será em formato híbrido, nesta quarta (3) e quinta (4) e trará discussões sobre as mudanças do mercado leiteiro

Goiás é o sexto maior produtor de leite do Brasil. Em 2021, o estado produziu 2,4 bilhões de litros de leite, segundo dados da Radiografia do Agro, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O setor tem importância econômica e social no país. Todos os 246 municípios goianos possuem atividade leiteira, seja de subsistência ou em escala comercial.

Goiás será o cenário para a realização do Interleite Brasil, principal fórum de discussão que reúne representantes da pecuária leiteira de todo o país e do exterior.

A 20ª edição do evento acontece pela primeira vez em Goiânia nos dias 03 e 04 de agosto, no Centro de Convenções. O evento será no formato híbrido: presencial e virtual. Quem assistir online poderá interagir com os palestrantes através de perguntas. O principal foco deste ano, será tratar do tema: Mudanças no mercado e as oportunidades para quem quer se preparar.

Idealizado pelo site MilkPoint, o fórum técnico, de mercado e de gestão da cadeia láctea terá a correalização do Sistema Faeg/Senar, do Sebrae-GO e do Governo de Goiás, além do envolvimento de diversas entidades e empresas.

Além dos temas técnicos que envolvem sistemas de produção, viabilidade e eficiência da atividade, o Interleite Brasil 2022 trará como diferencial a realidade da produção de leite no Brasil central. Além disso, temas voltados para o elo industrial, ou seja, a cadeia de processamento, também terão destaque. Haverá ainda, debates sobre as agendas de sustentabilidade e meio ambiente.

“O Interleite trará temas importantes para os produtores rurais, onde serão debatidos em fóruns, workshops e palestras também no decorrer de toda a programação, para que a gente possa discutir o futuro da cadeia leiteira, fazer networking, buscando soluções e alternativas para os produtores se manterem na atividade. Pra atividade ser sustentável, a gente precisa que todos estejam bem, o produtor dentro da propriedade, a indústria e o consumidor final com um produto de qualidade”, afirma Dirceu Borges, superintendente do Senar Goiás.

O Senar Goiás, que apoia o evento, estará com o estande dentro do Interleite, para levar informação e capacitação aos participantes.

“Os técnicos vão orientar, tirar dúvidas, mostrando o portfólio que o Senar tem pra oferecer aos produtores e trabalhadores da cadeia do leite, desde a capacitação, a assistência técnica, consultoria, para que a gente possa alavancar a produção de leite no estado de Goiás”, explica.

Gargalos da Pecuária Leiteira

A pecuária leiteira vem passando por crise econômica há alguns meses. O aumento dos preços dos insumos como a ração, os combustíveis, fertilizantes e a instabilidade do preço pago ao produtor pelo leite, que deixa as margens de lucro apertadas, tem feito com que os pecuaristas deixem de investir na atividade e muitas vezes abandonem o setor.

“Temos inúmeros desafios dentro da atividade, a gente precisa ter essa gestão na ponta da caneta e o Senar tem um papel fundamental quando a gente fala da assistência técnica, onde o técnico visita esses produtores, levando informação e tecnologia, mostrando que a propriedade, independente do tamanho, é uma empresa rural, com controle de finanças, zootécnico”.

Busca por Soluções

O Interleite vai tratar como tema as mudanças constantes do mercado e segundo Dirceu Borges, essa troca de experiências pode ser o diferencial para impulsionar a cadeia leiteira do Brasil.

“É um evento que debate temas atuais, palestras magnas, com a opção de ser híbrido, transmissão ao vivo, pra quem não consegue vir presencial. Terá o workshop temático com grandes especialistas do setor falando sobre mercado nacional e internacional, como melhorar dentro da atividade, produtores falando seus cases de sucesso, fornecedores de insumos, instituições de ensino, Embrapa, Sebrae, empresas de laticínios para fazer a integração do produtor, a indústria e o consumidor”, conta o superintendente do Senar Goiás.

Inscrições

Para saber mais e participar do evento acesse: https://www.interleite.com.br/

Todo o conteúdo gravado ficará disponível por 30 dias, na plataforma oficial do evento, para quem se inscreveu no evento presencial ou online. No final, os participantes recebem certificado emitido pelo MilkPoint.

Mais informações no (19) 99247-5347.

Janaina Honorato
Janaina Honorato
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital. Experiência de 9 anos com comunicação para o agronegócio em reportagens de TV, rádio, impresso e internet.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas