31.8 C
Goiânia
InícioDestaqueMosaic Fertilizantes e Zaraplast inovam em projeto de big bags, utilizando plástico...

Mosaic Fertilizantes e Zaraplast inovam em projeto de big bags, utilizando plástico reciclado da Braskem

Empresas são as primeiras dos segmentos de ráfia e de fertilizantes a investirem em embalagem de polipropileno pós-consumo

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, será a primeira empresa do Brasil a usar big bags produzidos a partir de polipropileno com conteúdo reciclado pós-consumo. Em parceria com a Zaraplast, líder em soluções de embalagens flexíveis, a empresa irá utilizar em suas embalagens big bags, inicialmente, 30% de resina reciclada pós-consumo (PCR), produzido pela Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas.

Além de reinserir os resíduos plásticos descartados adequadamente na cadeia produtiva, o uso de PCR em cerca de 10 mil unidades de big bags evita que mais de três toneladas de CO2 sejam emitidas por ano. “Essa decisão está alinhada à nossa estratégia de gestão e negócios, totalmente pautada por conceitos ESG. E nós estamos direcionando recursos significativos para reduzir nossos impactos e melhorar nosso uso de recursos compartilhados. Essa premissa é uma prioridade para a companhia”, afirma Nancy Case, vice-presidente do Centro de Excelência de Operações da Mosaic Fertilizantes.

Para o desenvolvimento do projeto, a Zaraplast, fornecedora dos big bags, vai investir ao longo do projeto cerca de 11,1 milhões de euros, o que inclui aportes em centrais de recebimento (cooperativas) para logística reversa com o intuito de obter as embalagens agrícolas já utilizados e encaminhá-las para a reciclagem.

“Estamos muito orgulhosos desta aliança estratégica com dois dos principais players deste tão importante mercado agro. Desenvolver projetos integrados aos elos das cadeias produtivas é premissa da Zaraplast há 55 anos. Com o lançamento da nossa linha de soluções de embalagens ZaraTeva agregamos todo o nosso know how tecnológico aos compromissos e métricas sustentáveis, não só da empresa, mas também dos nossos clientes”, diz Ramon Dayan, sócio-diretor da Zaraplast. “Os big bags Zara Recover, produzidos com percentuais de resinas recicladas, são umas das muitas vertentes que estamos desenvolvendo para, cada vez mais, poder contribuir com o nosso meio ambiente por meio de processos de inovações compartilhados e circulares.”

Sustentabilidade transversal

As metas de ESG são um dos orientadores das estratégias de negócio da Mosaic Fertilizantes, o que inclui a oferta de produtos de alta tecnologia, conferindo atributos que vão de rendimento operacional a aumento de produtividade. A empresa tem ampliado sua oferta de soluções em nutrição de solo que ajudem a aumentar a rentabilidade da lavoura, com plantas mais fortes, com melhor enraizamento, com maior potencial de redução das emissões de gases de efeito estufa e adaptação a mudanças do clima. Além disso, a Mosaic Fertilizantes é comprometida com a capacitação do produtor, prestando suporte técnico aos clientes na adoção das melhores práticas de nutrição do solo e dos animais, tendo como premissa os 4Cs. Em 2021, essas iniciativas alcançaram milhares de pessoas, conscientizando esse público sobre o uso correto dos fertilizantes.

Fabiane Fagundes
Fabiane Fagundes
Jornalista especialista em agronegócio com formação em marketing digital e psicóloga em formação.
Nossas Redes Sociais
11,345FãsCurtir
23,198SeguidoresSeguir
Últimas
Postagens Relacionadas