O último Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2017, mostrou que a taxa de pessoas sem alfabetização na zona rural do Brasil ainda é de 8,2%.
Observando essa necessidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), desenvolveu o Programa Lendo e Escrevendo, curso para alfabetizar trabalhadores e produtores rurais. A qualificação foi pensada principalmente para as pessoas que não tiveram a oportunidade de ler e escrever ou com escolaridade baixa.
A aula inaugural da primeira turma do curso aconteceu em parceria com a Sementes campeã e a Agrogalaxy, em Água Fria de Goiás, no município que fica no norte do estado.
“Nós conseguimos abrir a primeira turma deste programa na região de Água Fria de Goiás. Quem nos procurou foi uma empresa de sementes, interessada em desenvolver os seus colaboradores a fazer esse e outros cursos, para ter o mínimo de conhecimento em leitura escrita”, explica Mara Lima gerente de educação formal do Senar Goiás.
O curso possui carga horária total de 200 horas e tem o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades, competências, atitudes e valores necessários para a leitura, escrita, letramento matemático e visão de mundo, gerando oportunidades com novos conhecimentos e melhores colocações no mercado de trabalho.
“Além de preparar os alunos pra desenvolver habilidades, de propiciar ao trabalhador condições de aprender a ler e a escrever, o curso tem o lado social que leva também autoestima, já que o aluno vai conseguir ler e interpretar um texto, escrever o próprio nome e também se colocar em melhores vagas de trabalho no agronegócio”, reforça.
Para solicitar as aulas, basta procurar um Sindicato Rural presente nos municípios goianos para formar turmas do Programa Lendo e Escrevendo. Mais informações no Senar Goiás pelo telefone 62 3412-2700 ou pelo https://sistemafaeg.com.br/.